PENSANDO EM FOTOGRAFIA DE PARTO? COMO E POR QUE CONTRATAR UMA FOTÓGRAFA PARA O SEU PARTO…
À medida que se aproxima o aniversário de nascimento da minha filha mais velha, tenho refletido, mais uma vez, sobre o valor e a importância de registrar o parto.
Todo ano, no meu aniversário, minha mãe me conta a mesma história — como entrou em trabalho de parto em casa, como minha avó trouxe uma rosa com um botão fechado, dizendo que aquele botão era a menina que estava prestes a nascer (uma previsão feita antes da era dos ultrassons e dos testes de gênero). Hoje, comecei a contar à minha filha a história do nascimento dela — partes que lembro com uma clareza vívida, e outras que só consigo acessar através de um véu turvo…
E isso me leva à razão nº 1: a própria evolução exige que esqueçamos grande parte do trabalho de parto. Por isso, você não se lembrará de tudo sobre esse processo tão marcante. O poder da fotografia está justamente nisso — as imagens moldam nossas memórias quando elas começam a se desfazer. Meu papel, como fotógrafa, é curar essas imagens para preservar suas lembranças.
Tive duas experiências diferentes de parto com minhas filhas, mas o que mais lembro é a emoção de finalmente ver o bebê — e o que mais amo fotografar é o seu rosto no momento em que isso acontece. Quando você chega do outro lado e encontra seu bebê. Seja acordando de um estado de sonho primitivo, ou separada por uma cortina cirúrgica, o bebê finalmente chega — e é um alívio magnífico.
Sim, a fotografia de parto é sobre o momento real do nascimento — o ápice do mamífero, o coroamento ou a extração —, mas é também muito mais do que isso. Meu papel como fotógrafa de parto é capturar toda a história ao redor da sua experiência: o corte do cordão umbilical, a primeira amamentação, e a alegria tranquila e serena do contato pele a pele.
O trabalho de parto talvez seja sua primeira experiência de parentalidade em que você não tem controle. E uma das coisas que mais amo na fotografia de parto — e um dos maiores valores de ter essas fotos depois — é que você consegue se ver como realmente é: forte, capaz. Muitas mães se surpreendem ao rever as imagens e perceberem a própria força e resiliência. Além disso, poder ver o apoio das pessoas ao seu redor é algo precioso. Com uma profissional encarregada das fotos, seu parceiro(a) ou sua família pode se concentrar totalmente no mais importante: estar ao seu lado enquanto você traz uma nova vida ao mundo.
Escolher uma fotógrafa de parto é um gesto de confiança. É entregar sua história a uma profissional com sensibilidade para o momento e olhar treinado para o inesperado… A fotografia de parto é minha verdadeira paixão, e eu adoraria ajudá-la a registrar essa experiência única. Continue navegando no site para saber mais ou me contate para entender mais.